segunda-feira, 4 de abril de 2016

Cheesecake sem forno e sem gelatina

Quem não curte uma cozinha prática?
Eu sou fã!! Por isso, quanto menos medidas complexas, melhor! E, quanto mais objetividade, mais vontade tenho de cozinhar.

Inventei eu mesma uma receita de cheesecake que não vai no forno, e que não vai gelatina!!

Vamos aos ingredientes:

- cream cheese
- creme de leite
- bolachas (maria, de leite, de maizena... tanto faz - a gosto do cliente)
- manteiga amolecida (não líquida, pelamordedeus)
- açúcar
- compota de amora (hmmmm delícia)

Preparo:

Triture a quantidade de bolachas que irão servir para deixar a camada de base do cheesecake do tamanho que tu quiser. Eu gosto fina, então dá para usar meio pacote de bolacha maria, por exemplo. Misture a essa farofa de bolachas, a quantidade de manteiga até dar o ponto ideal para forrar o fundo de uma forma redonda de base removível. O ponto é aquele onde toda farofa foi adsorvida à manteiga e não gruda mais na mão. Pressione para que as laterais fiquem mais altas que o centro. Reserve.

Para cada lata de creme de leite, usa-se um cream cheese. Então, mais ou menos é o mesmo volume de cada um para a receita. Bata o creme de leite na batedeira até o ponto de chantilly. Reserve.

Bata o cream cheese com açúcar suficiente para deixar levemente adocicado. Vá colocando açúcar de colher em colher e provando, até ficar doce o suficiente para teu gosto. Lembre-se que depois o creme de leite vai diminuir a doçura, então é interessante adoçar mais neste momento. Feito isso, junte com o creme de leite batido e misture levemente com uma espátula. Despeje sobre a farofa de bolacha e manteiga, e deixe na geladeira de um turno ao outro.

Finalmente, retire da geladeira e cubra com a geléia de amora a gosto. Desenforme e sirva-se!



Um comentário: