segunda-feira, 4 de abril de 2016

Pão fofinho

Gente, essa receita é do meu pai. Ele é um gênio na cozinha, e foi modificando a receita desse pão até ficar do jeito que ele queria. Eu repeti, e ficou uma delícia!

Vamos aos ingredientes:

- ovos
- leite (temperatura ambiente - pega aquele leite guardado no armário que serve)
- batata cozinha (no ponto de amassar e ficar purê): é esse o ingrediente que garante a fofurice do pão!
- óleo de soja
- sal
- açúcar
- farinha de trigo tipo 1 (cuidado com as marcas... já usei uma marca que não deu certo)
- fermento biológico

Como fazer (como eu fiz):

Escolha um copo do tamanho que quiser, pois será nele que será feita toda a receita. Esse copo vai servir de base para os ingredientes.

Primeiro, coloque o pacote de fermento biológico inteiro (10g) nesse copo. Coloque junto a mesma quantidade de açúcar e de sal (isso podemos medir no olho mesmo, só dobrando a altura do ingrediente no copo). Depois, cubra todo esse conteúdo sólido com leite. Misture até dissolver, despeje numa vasilha grande e reserve.

Em seguida, amasse a quantidade de batata suficiente para encher o mesmo copo anterior e adicione aos ingredientes da vasilha. Quebre 3 ovos nesse mesmo copo, e coloque o mesmo volume de óleo. Adicione à vasilha. Finalmente, adicione um pacote de 1kg de farinha e vá misturando até todos ingredientes líquidos desaparecerem em meio aos sólidos. Aos poucos, vá adicionando o leite até que a massa finalize no ponto ideal para fazer o pão (esse ponto a gente percebe quando a massa desgruda das mãos à medida em que vamos sovando).

Pronto, feita a massa, deixe descansar na vasilha em ambiente escuro por 1 hora. A massa deverá dobrar de tamanho (nesse momento que a gente vê se a farinha que usamos é boa ou não). Passado esse tempo, faça rolinhos do tamanho que quiser e vá colocando numa forma retangular, com mais ou menos um espaço de um dedo mindinho entre elas. Reserve em ambiente escuro por mais 1 hora. Os pãezinhos crus deverão ter dobrado de tamanho. Finalmente, leve ao forno (200°C) até que doure a parte superior - minha experiência deu em torno de 20 minutos.

Me contem se deu certo!!! Olhem só, meu pão ficou bem fofinho :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário